Terminado o livro dos Juízes, e
antes de que se inicie nos livros de Samuel as origens da monarquia em Israel,
a Bíblia Sagrada inclui um livro com uma história entranhável, a de Rute. Este
livro não forma parte da “história deuteronomista”, mas aparece aqui inserido
nos mais antigos códices gregos e na Vulgata latina. No entanto, na Biblia
hebreia, se inclui entre os Escritos. É um dos cinco megil-lot, isto é, dos cinco rolos de pergaminho que se leem em
algumas festas jusdaicas. Concretamente, o livro de Rute se lê nas sinagogas no
dia de Pentecostes, festa em que os judeus dão graças a Deus em razão da
colheita.
Estrutura e Síntese do Conteúdo
O livro de Rute narra a história
de como uma mulher estrangeira, de cuja descendência nasceria o rei Davi, se
incorporou ao povo de Israel. Seu conteúdo pode ser estruturado em duas partes:
I – Rute se acolhe à proteção
do Senhor (1,1-2, 17) - Esta parte está centrada na decisão de Rute de
deixar seu povo e a família de seus pais para residir em Belém da Judá. A
narração começa contando que um judeu de nome Elimélec saiu da terra de Judá em
tempos de uma grande escassez de alimentos e se dirigiu a Moab. Ali, após a sua
morte, seus filhos contraíram matrimônio com duas jovens oabitas, Orpá e Rute;
mas eles faleceram pouco depois. Quando Noemi, sua viúva, decidiu regressar a
Belém, uma de suas noras, Rute, se ofereceu para acompanhá-la com umas palavras
que são um testemunho inesquecível de fidelidade: “Para onde fores, eu irei; o
teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1,16). Ante a firmeza de
sua declaração, Noemi optou por aceitá-la em sua companhia, como se fosse sua
própria filha. Quando ambas chegaram a Belém, Rute saiu a espigar atrás dos
segadores, a fim de conseguir alimento para ela e a sua sogra, e Deus a
abençoou por ter confiado nEle.
II- Rute se incorpora à casa
de Israel (2, 18-4, 22) - A segunda parte gira em torno à “redenção” (geulá), um costume tradicional em Israel
que obrigava a proteger aos familiares desamparados por qualquer causa. Enquanto
Rute colhia espigas no campo conheceu a Booz, parente rico de seu falecido
sogro Elimélec. Quando, regressando a casa, encontra Noemi, Rute busca a
proteção de Booz, e este, admirado pelas virtudes que percebe na moabita, se apaixona
por ela e decide assumir essa responsabilidade. Não obstante, como essa tarefa
correspondia em primeiro lugar a outro parente, resolve primeiro as questões
legais pertinentes. Finalmente, a toma por esposa e desde matrimônio nasce
Obed, que seria o pai de Jessé e avô de Davi.
Composição
O
livro de Rute não forma parte da “história deuteronomista”, pois tem
características singulares. Composto provavelmente quando Judá era uma
província do império persa (séculos VI-V a.C.), o livro deixa uma porta aberta
à dimensão universal da salvação divina, precisamente quando se insistia aos
israelitas em que não contraíssem matrimônio com mulheres estrangeiras para
salvaguardar assim a identidade do povo. O livro de Rute mostra que também fora
de Israel havia mulheres boas e fiéis a Deus, e que Deus contava com elas para
fazer grandes coisas na história da salvação: da descendência de uma mulher
moabita, Rute, haveria de nascer o rei Davi.
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