Composição
A obra foi redigida na época do desterro ao menos como uma
primeira redação da “história deuteronomista”, e era destinada aos judeus que
viveram o desastre da invasão babilônica. Tem por finalidade explicar como
puderam suceder aquelas coisas e animar à fidelidade ao Deus de Israel, o único
verdadeiro. O redator de 1 e 2
Reis se serviu de materiais prévios nos quais se apoia e aos quais respeita ao
introduzi-los em sua obra.
Ensinamentos
Em seu conjunto 1 e 2 dos Reis mostram, como o livro do
Deuteronômio, que o destino do homem depende de sua fidelidade a Deus. A
experiência histórica de Israel havia sido que, depois de haver tido a posse da
terra como dom de Deus, chegou a perdê-la ao ser invadido e levado ao desterro
pelos povos estrangeiros. Este fato avivou a consciência de que o homem está
chamado ao fracasso quando abandona o verdadeiro Deus e a sua Lei,
submetendo-se ao serviço dos ídolos.
Em 1 e 2 Reis encontramos descrita a relação dos homens com
Deus e de Deus com os homens, que se manifesta na história de Israel ao longo
de uns quatrocentos anos. 1 e 2 Reis são, neste sentido, os livros do Antigo
Testamento que, talvez com mais realismo do que nenhum outro - “manifestam a todos o conhecimento de
Deus e do homem, e o modo com que Deus justo e misericordioso trata os homens
(...) antes do tempo da salvação estabelecida por Cristo (Conc. Vaticano II, Dei Verbum, n. 15).
Com efeito, 1 e 2 Reis põem ante os olhos o conhecimento de Deus que Israel adquiriu
ao longo da história, e como
chegou a ele. Certamente, Deus se havia revelado aos patriarcas como amigo,
acompanhante e protetor em suas peregrinações, e a Moisés e a Josué como o Deus
que tirou o seu povo do Egito, estabeleceu com ele uma aliança e lhe deu uma
lei e uma terra. Deus se havia revelado aos Juízes como salvador nas batalhas e
administrador da justiça ante o povo, chegando a lhe conceder um rei que
exercesse estas funções e fosse segundo o seu coração. Agora, me 1 e 2 Reis,
Deus se revela misericordioso e fiel.
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