quarta-feira, 26 de junho de 2013

Introdução aos 5 Primeiros Livros da Bíblia



Quem conhece o Novo Testamento tem necessidade de estudar o Antigo. Não entenderíamos bem os Evangelhos, São Paulo e os demais escritos cristãos, se não conhecêssemos Abraão, Jacó, Moisés, Davi, Isaías....

O Antigo Testamento consta de 46 Livros. Costumam ser divididos em Históricos, Sapienciais e Proféticos. Os 5 primeiros livros da Bíblia constituem a Lei ou Torah de Moisés, também chamada de Pentateuco (em grego, pente = cinco; teuchos = rolo ou livro).

Os nomes das cinco partes do Pentateuco são gregos e devem-se aos judeus que fizeram a tradução da Bíblia do hebraico para o grego, conhecida como Versão dos LXX (Septuaginta), ou tradução alexandrina, entre os anos 250 a.C e 100 a.C.  Gênesis quer dizer origem, porque este livro começa falando das origens do mundo e do homem. Êxodo significa saída, porque o livro trata da saída dos judeus prisioneiros do Egito. Levítico é o livro dos levitas ou sacerdotes, pois apresenta leis para o culto. Números é o livro que começa com a história de um recenseamento feito por Moisés no deserto. Deuteronômio é o livro que contem a repetição da Lei (déuteron = segundo; nomos = Lei).

O Gênesis compreende duas partes: Gn 1-11 e 12-50. A primeira é chamada “pré-história bíblica”, porque apresenta acontecimentos anteriores à história bíblica; esta começa no capítulo 12 , com Abraão (sec. XIX a.C. ) e vem a ser o fundo de cena que explica por que Deus quis chamar Abraão e fazer-lhe promessas. O Criador fez o mundo e o homem muito bons, mas o pecado estragou a obra de Deus (como se vê no pecado de Caim, no dilúvio, na Torre de Babel). Por isto Deus separa um homem e a sua descendência para serem depositários da esperança de um Messias Salvador. A segunda parte do Gênesis (12-50) apresenta os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, mediante os quais Deus vai realizando a preparação do Messias.

O Êxodo descreve a saída do Egito mediante as 10 pragas e a celebração da Páscoa; a caminhada até o Monte Sinai; a aliança e a legislação do Senai.

O Levítico apresenta coleções de leis relativas ao culto e à santidade do povo.

O Livro dos Números contém outras leis mescladas com a narrativa da caminhada às margens do Jordão.

O Deuteronômio consta de cinco sermões de Moisés que recapitulam a Lei, e da narração do fim da vida de Moisés.

Esses dados permitem intuir a importância histórica, religiosa e moral do Pentateuco.

(Fonte: Escola “Mater Ecclesiae”. Curso Bíblico.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário