segunda-feira, 18 de abril de 2016

Introdução e Exegese do Antigo Testamento: Pentateuco e Livros Históricos



Apresentação

“Deus amantissímo, desejando e preparando com solicitude a salvação de todo o gênero humano, escolheu por especial providência um povo a quem confiar as suas promessas. Tendo estabelecido aliança com Abraão (cfr. Gen. 15,18) e com o povo de Israel por meio de Moisés (cfr. Ex. 24,8), revelou-se ao Povo escolhido como único Deus verdadeiro e vivo, em palavras e obras” (Dei Verbum, 14).

O objetivo deste grupo consiste em estudar os livros do Antigo Testamento que se ocupam de modo mais direto do agir de Deus com os homens ao longo da história do povo de Israel.

Teremos ocasião de sublinhar oportunamente a realidade da ação histórica de Deus e de mostrar como se analisam e estudam os textos bíblicos de acordo com os critérios hermenêuticos expostos na Introdução Geral à Sagrada Escritura.

Concretamente, os livros históricos, objetivo de estudo deste grupo serão analisados sob a pespectiva da crítica histórico-literária, sublinhando, à luz da fé, seu conteúdo salvífico. Sem esquecer sua dimensão histórico-literária, ter-se-á presente sua orientação para o Novo Testemento.

Procuraremos fomentar a preocupação por captar o sentido dos textos com a maxima exatidão e precisão, portanto, em seu contexto cultural e histórico e, ao mesmo tempo, manifestar sua inserção no processo total da revelação.

As explicações serão divididas em apartados dedicados ao Pentateuco, à chamada História Deuteronomista, à obra do Cronista e aos demais livros históricos da écopa persa e helenista. No estudo de cada livro, será útil começar por uma apresentação do status questiones da investigação acerca desses livros, ponderando criticamente as aportações e limitações que apresentam os estudos mais significativos.


Ao longo das publicações, serao analisadas passagens concretas destes livros históricos segundo os principais métodos e aproximações ao texto sagrado, prestando particular atenção às perspectivas teológicas e pastorais, em especial às que se descobrem quando o texto é lido à luz do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário